Últimos dias! Inscrições de startups em programa da Petrobras se encerram na quarta-feira (6)

04/11/2024
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Startups de todos o país e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) podem se inscrever até quarta-feira (6) no edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação. A seleção é realizada em parceria com o Sebrae e traz desafios nas áreas de transição energética e integridade de ativos. Ao fim do processo, as empresas vencedoras podem receber valores de até R$ 1 milhão para os desafios soft tech – como desenvolvimento de softwares – , ou até R$ 2 milhões para os deep tech, para elaboração de hardware e materiais, por exemplo. No total, R$ 16 milhões serão investidos por meio da iniciativa.

O objetivo do edital é permitir o desenvolvimento tecnológico de modelos de negócio com startups e fomentar a criação de empresas inovadoras no setor. Em contato com as áreas técnicas e de negócios, as pequenas empresas estarão imersas em grandes desafios da indústria e em cocriação de tecnologia de ponta.

As empresas selecionadas recebem suporte financeiro e apoio do corpo técnico da Petrobras para teste e qualificação das soluções inovadoras e o projeto pode ser escolhido para uma etapa de implantação. Além disso, têm acesso a ambiente de teste real na indústria de óleo, gás e energia e, como o edital é de inovação aberta, na etapa final do processo, o produto ou tecnologia desenvolvido pode ser escalado para o mercado.

Ao longo da execução dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o Sebrae acompanha de perto as startups, oferecendo suporte em gestão e promovendo ações que aumentem a competitividade e o acesso a mercados das empresas que participam do programa.

Desde o início do módulo, há cinco anos, a Petrobras já estabeleceu parcerias com 53 startups de dez estados. Ao todo, são 63 projetos – algumas startups foram selecionadas em mais de um edital – com taxa de continuidade de 30%, ou seja, novos contratos de P&D, fornecimento e investimento. O número está muito acima da média de mercado.


Fonte: Agência Sebrae